É POSSÍVEL MANTER O EROTISMO E O DESEJO SEM CAIR NA MESMICE DE SEMPRE?

 



   Um relacionamento ou casamento aberto ou liberal é um tipo alternativo de relacionamento afetivo onde os parceiros aceitam que ambos possam ter outros tipos de relacionamentos, inclusive sexual, com outras pessoas. O relacionamento aberto pode ser vivido pelos dois parceiros juntos (como no swing) ou separadamente, o que também se diferencia por fatores como: a parceria saber dessa(s) outras vivências ou não, cada um viver suas aventuras sem que o outro saiba do que acontece. Alguns chamam de relacionamento de traição acordada, outros de traição consentida.
  A questão é que nesse ‘acordo’ as relações extraconjugais não deverão ser consideradas como traição ou infidelidade, mas como variações ou experiências relacionais e sexuais, sem que haja o desejo prévio de envolvimento ou busca afetiva. Chegar a esse acordo para se viver um relacionamento aberto ou liberal nem sempre é facil ou possível, pois o desejo romântico de viver um relacionamento e sentir-se exclusivo, é ainda muito presente.
   Muitos que não aceitam a relação liberal e nem uma possível separação, preferem fingir não saber ou ‘evitar saber’ dessas traições, para manter uma aparência social e uma vida familiar; justificando a atitude com o objetivo de preservar filhos, patrimônio ou o status de um casamento. Aí o que se mantem é a traição unilateral onde chamados de relacionamentos Mono/Poli para ambos os gêneros.
     Relação aberta: acordo difícil chegar , flexibilidade e liberdade no relacionamento depende de: - muito diálogo aberto e franco sobre medos, fantasias, desejos…;- esse acordo pode levar semanas, meses, anos e pode até nunca se chegar a esse consenso; - esse acordo depende de: limites, desejos, ideias de liberdade e de parceria de cada casal e do respeito a essa busca consensual.
   Três condições essenciais: - O relacionamento aberto não deve nunca ser buscado como tentativa de flexibilizar as cobranças ou desconfianças para tentar salvar o casamento; - O relacionamento aberto só deve ser uma opção para pessoas que tenham uma relação madura para encarar essa vivência; - O casal tem que ter muita clareza de suas buscas e uma especial ausência da sensação de posse ou de desejo de exclusividade afetivo-sexual para se permitir viver essa relação, sem se machucar ou machucar o outro.

Comentários

Postagens mais visitadas